segunda-feira, 13 de outubro de 2008

NILZA ALVES GONÇALVES

Indevidamente, alguns pensam que professor(a) é aquele(a) pessoa que, por possuir conhecimentos diferenciados, gravita em uma posição de destaque em relação aos demais.
Ledo engano.
O Mestre dos Mestres, possuidor de sábios e divinos saberes, nunca usou desta diferença para sobrepor-se aos homens.
Pelo contrário, apiedava-se e auxiliava a todos aqueles que dele se aproximavam. Alguns professores se dizem “mestres” mas não agem como tais, o que é lamentável.
Pela proximidade do 15 de outubro, “Dia do Professor”, julgo relevante “Homenagear”, com muita justiça, a figura exemplar da predestinada Professora Nilza Alves Gonçalves.
É difícil encontrar palavras que possam defini-la, pois no curto espaço de tempo que viveu conosco deixou apenas lições de sabedoria, humildade e vontade de construir... Mãe extremosa, professora leiga, incentivadora, exemplo de vida a ser seguido.
A família “GONÇALVES” a ela deve o acesso à cultura e ao destemor para prosseguir, através da nobre profissão docente. Educar seus discípulos, não só com o conhecimento em si, mas dando-lhes também os exemplos e os estímulos necessários para realizarem-se como pessoas, úteis, prósperas e felizes.
Receba, pois querida Mestra, Mãe, Avó e Amiga, os nossos sinceros agradecimentos pelo que foste, és e serás para a família que a ti DEUS confiou.

Aos que não tiveram a felicidade de conhecer D. Nilza, podem, através do BlogSpot, solicitar resumo biográfico.



Este post é do Paylor (ou VoLoy).

Sigam seu exemplo: escrevam e mandem o rascunho p/ Marvin, Babãe ou VoloY.

Todos temos o que contar e este espaço é nosso - é o mundo dos Gonçalves!

7 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela bela lembrança e resgate.
Por onde ando encontro pessoas que se lembram com saudade desta mulher que, um dia, fez a diferença em suas vidas e não apenas na de sua família, como muitas vezes vemos hoje.
Feliz Dia dos Profes a todos os profes que o merecem.
Titi Ma

Anônimo disse...

A GENTE SABE que todo o dia é dia de quem faz o que gosta, por pura vocação! Porém, assim como você, também achamos que termos o dia 15 de outubro dedicado a nós professores, é motivo de muita alegria. Nas palavras d emérito pensador brasileiro, RUBEM ALVES, deixo aqui minha singela homenagem a todos "aqueles que a merecem": "MEU ÚNICO DESEJO, MEU TEMA MUSICAL, MEU DIAMANTE É A EDUCAÇÃO. NÃO ACREDITO QUE EXISTA COISA MAIS BELA QUE SER UM EDUCADOR
SABEDORIA DE NIETZSCHE: ÚNICA FELICIDADE ESTÁ NA RAZÃO. A MAIS ALTA RAZÃO SE ENCONTRA NA OBRA DO ARTISTA. MAS HÁ ALGO QUE PODERIA RESULTAR NUMA FELICIDADE AINDA MAIOR: GERAR E EDUCAR UM SER HUMANO
Bom feriado, blogueiros e PROFIS,
GONÇALVES. um Ex. Professor.

Anônimo disse...

Nilza, Jaylor, Jaylor Jr., Neiva, Neila, Marise, Gina - professores, eu -bibliotecaria, Ledi - secretaria de escola, ... (deve ter mais!) Gonçalves educando, ensinando não só conteúdos, sendo exemplo, sendo seguidores da querida Vó Nilza!
Um grande abraço a todos!

Anônimo disse...

Eu estava na fila de caixa em um super mercado. Na minha frente um casal com dois filhos. Ela grávida, ele, tennis, bermudas cabelo barba e bigode, espessos pirse,na narina e lábio inferior. Eu logo concluí: deve ser apenado em dia de folga... Ele possuía muitas coisas no carrinho. Olhou para mim e disse: - A Senhora tenha a bondade, passe primeiro. Surpresa eu agradeci e perguntei: - Onde o senhor aprendeu estas boas maneiras?
Ele abriu um largo sorriso e disse:
Foi com a senhora. Fui seu aluno na 3ª série, lembra? A senhora sempre dizia: -Tenham bons modos. Respeitem os mais velhos. Nunca mais esqueci... Após apresentar sua esposa e filhos, retirei-me encabulada por meus preconceitos ainda residuais. Mas vale a pena semear.Só que a planta, não nasce no dia seguite. O reconhecimento aos bons gestos, gratificam o professor pelo resto de sua vida. E como!
Adorei o Blog. Prossigam T. Sopper.

Anônimo disse...

Família Gonçalves

Em primeiro lugar eu quero agradecer a Deus por ele ter me dado uma família tão linda, e tão abençoada...
Vocês todos são um presente maravilhoso que Deus me deu, por que vocês nem imaginam o tamanho da vontade de poder ter contato com vocês, de poder conhecê-los.Eu desde pequena sempre tive uma alegria de ser Gonçalves um amor por este sobrenome, em tudo que eu escrevia meu nome era Caroline Gonçalves, e até hoje...Minha mãe nunca me privou de ter contato com vocês só que eu era uma pessoa muito envergonhada, e isso me empediu de manter um contato com vocês...
Mas agora Deus me deu uma nova oportunidade de poder conhecê-los e nunca mais perder o contato...
E isso está sendo maravilhoso, porque eu estou conhecendo pessoas que amavam meu pai, e pessoas que ele amava também...Eu também não tive grande oportunidade de estar perto do pai por muito tempo, porque quando eu tinha 1º ano e dois meses Deus o levou, mas eu acho que eu tenho que conhecer um pouco dele, da família dele.Já falei com muitos Gonçalves e sempre quando nós falamos do meu pai é sós coisas boas dele e isso me deixa muito feliz de poder saber que eu tive um pai alegre e que todos gostavam dele!!!
Desde já eu agradeço pela vida de cada um de vocês...
Beijos Caroline Gonçalves...

=)

Anônimo disse...

ANTES DE TERMINAR O MÊS DE OUTUBRO, teremos dois queridos GONÇALVES com seus aniversários em destaque. São eles: GISELE GONÇALVES GUTERRES e o ROGÉRIO GONÇALVES. respectivamente, Ela, dia 29 e no dia 30 Ele, nosso English Teatcher, agora em Erechim.
Aproveito o apagar das luzes do mês, para desejar-lhes, toda sorte de venturas, com muita saúde garra e preserverança. Estas qualidades nunca faltaram e nem faltarão aos GONÇALVES. Parabéns, sobrinhos.
"A vida é combate que aos fracos abate mas aos fortes e aos bravos, só pode exaltar!" VôLoy

Hellen S. Gonçalves disse...

Ei!!!! Esqueceram de mim: Agora professora de inglês!!!!

Tanto fugi da ideia de ser professora...
Agora adoro!!!!
Estou começando ainda, mas ja me orgulho!!!!

Beijos a todos os Gonçalves!!!!!!
Deus abençõe voces todos!!!!
_hellenzinha_