quinta-feira, 8 de maio de 2008

Eco Tur

Lembram dele? Claro que sim, né queridos parentes, afinal de contal, o Eco Tur foi um dos barcos em que mais passeamos, no qual pudemos descobrir as maravilhosas paisagens do canal São Gonçalo (um canal quase Gonçalves), arroio Pelotas (Pelotinha) e que também nos levou diversas vezes para ver o encontro entre a Lagoa dos Patos e o canal São Gonçalo.
Neste barco, um velho guerreiro de pesca totalmente reformado por meu avô, que o tornou uma embarcação de turismo, na qual desvendávamos os rios e afluentes da região.
Lembro que em diversas vezes levávamos junto um caiaque azul da cor do céu e o amarrávamos na popa do Eco Tur, para podermos apreciar mais de perto aquelas águas...
Certa vez, notei que meu avô ria muito dentro da cabine, a qual ele dividia no momento com meu querido irmão, que devia estar com uns 3 ou 4 anos. Meu avô estava ensinando meu irmão a guiar o timão do barco, a controlar a aceleração e os cuidados que devemos ter para evitar que o barco encalhe ou que colidíssemos com a vegetação das margens. Meu avô ria por que ao final daquela breve aula notou um ar sério em meu irmão, que não desviava os olhos e talvez pouco respirasse... Ao indagar meu irmão sobre o por que daquele jeito tão sério, meu avô ouviu talvez uma das coisas que o mais fazem rir até hoje:
"Estou sério por que a vida de todos vocês está em minhas mãos...".
Essa e muitas outras histórias aconteceram a bordo do Eco Tur, um barco de 11m de comprimento, 2,30m de boca, possuia uma cama de casal, 4 camas em beliches, WC, cozinha, despensa e até área de lazer
Que saudades...