terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ode ao dia 6 de setembro?

Nas palavras do poeta Jaylor Gonçalves:

Foi num sábado de setembro
Dia quatro, após o almoço,
Começou o tal de enredo
Que gerou esse alvoroço

A mãe com experiência
De dois partos bem fagueiros
Deu-me a noticia com urgência
Pediu fossemos ligeiros.

Ao chegar na beneficência
Achando que era barbada
A parteira com paciência
Disse: - a hora não é chegada.

Voltamos no domingo dia cinco
Conforme recomendaram
A parteira com afinco
Disse “as coisas já mudaram”

Domingo grande, aquele...
As contrações irregulares
Tinham que ver a cara dele
Como a soma dos azares.

Tudo que era mulher paria
O hospital era uma festa só
Mas minha filha não saía
Como se fosse num tronco, um nó.

Chega a noite do cansaço
A expectativa era geral
Parteira e parturiente num bagaço
Coitada da guria, arfando e passando mal

Manhã de segunda-feira
No dia seis, do mês primaveril
Irmã Lucia que era freira
Anunciou para o Brasil

Com a ajuda de Deus, hoje nasce
E Deus quer este momento
Pela paciência a mãe merece
Por fim a esse sofrimento.

Com as mãos hábeis e abençoadas
Como uma fada angelical.
De teu pescoço tirou laçadas
Do cordão umbilical

O primeiro caminho da união
Por incrível que possa ser
Não fora a divina mão
A vida poderia fenecer.

Foi um grande trabalho de parto
Mais de dois dias de peleia
De gente se encheu o quarto
Pois de fato a coisa foi feia.

E assim chegaste em nosso mundo
Cianótica, sofrida e cansada.
Mas posso garantir que no fundo
És uma filha muito amada

Pode ser coisa de idoso
E até garanto que é
Mas quando é prazeroso
Chega a ser um ato de fé.


PoA, set/2000

9 comentários:

Patricia disse...

Eu postei! Pode auto-post de aniversário?
Gosto muito deste poema, que retrata os dias que antecederam meu parto, momentos de expectativa, muita dor e alegria.
Obrigada, mamãe querida, por ter aguentado tudo, não ter desistido de mim. Obrigada, Paylor, por ter ficado ao lado dela nesses momentos.

Preserve o Planeta disse...

poste de auto-parabens ñ pode ñ, eu ia posta agora na hora do almoço paty, mas tu é apreçadinha ai ñ deu tempo de deixar alguem postar, por isso eu e a mãe dizemos:

FELIZ ANIVERSÁRIO PATRICIA TUDO DE BOM POIS TU MERECE MT bjuxxx da bibiana e ledi

THIAZONABILLLA disse...

Vejam se pode: demorou 2 dias pra nascer e não pode esperar a família postar?
Coisas de Paty!!!!
Feliz Aniversário, sorte, amor, saúde, sucesso!
Que teu novo ano seja repleto de bênções e alegrias.
Mana Billla

Em tempo: tio Joleco te manda feliz aniversário tb! Os caracteres exibidos na imagem eram JOBLYCO.

VõLoy disse...

VOCACIONADA Lúcia Angelina
P@TRÍCIA: Parabéns pelo nosso POST.
Ao ler o conteúdo comecei a duvidar que teria sido eu mesmo o Autor. mas vou contar um fato que desconheces:- A Ir. Lucia Angelina era uma "Linda Mulher". Teu Papy, na madrugada, já sem assunto, observava no rosto cançado da irmã alguns fios de loiros cabelos que escapavam do hábito para o rosto e comentei:- A senhora não gostaria de ter o seu lar, esposo e filhos?
-Hoje eu sei de onde ela encontrou forças, olhou-me bem séria, recompou-se do natural cansaço e disse-me:-O senhor acha que eu seria mais útil lá do que dentro de um HOSPITAL? Imagina minha cara.
Pedi levei. Jaylor (Pai)

Anônimo disse...

Pois é minha Pathinha, chegou mais um aninho.Que bom que é, comemorar aniversário, muito mais ainda quando temos uma família que nos ama e um elo forte a nos unir.
Quando temos uma gama de amigos, que nos lisongeiam e acariciam nosso ego. Quando temos filhos que nos amam e nos trazem agrados de todas as maneiras e que retribuem
com resultados, as preocupações que nos causaram.
Por tudo isto Paty, é que te considero uma Pessoa Feliz! E felicidades muitas e muitas é que quero para ti. Que continues sendo esta mãezona maravilhosa, esta carinhosa filha, sobrinha, irmã, tia, e dinda e tudo o MAIS...
Beijos e abraços da tua Tia Gatha.

Neila disse...

Parabéns Prima Paty!
Tenho o sangue dos Gonçalves que me antecedem nos post, mas não o dom da poesia, então aceita um abraço carinhoso da
Prima Neila.

Debora e flia disse...

Tia Patinha, como és denominada aqui em nossa casa, te desejamos muitas felicidades, muita saúde, paz, amor!
"Teu presente tenho bem guardado,
devido a compatibilidade
tenho dois rins sadios
para quando precisares."

Só papai que faz rimas???
Beijão mana ímpar(só tem um rim neh)hehehe
FELICIDADES via blog.

Papai que se organize, agora todas filhas e mano vão querer versinhos tá.

Patricia disse...

Obrigada, familia!
AMODORO TODOS VOCES!!!

Hellen S. Gonçalves disse...

Eu levei um ano pra ir conhecer a Paty, lá na biblioteca do Juvenal, depois q descobri q ela trabalhava lá.. que boba.. perdi de conhecê-la antes né?? Mas valeu a pena conhecer a Paty, essa mulher alegre, inteligente, simpática...

Prima!! Parabéns!!
Tudo de bom pra vc!! bjos