domingo, 5 de outubro de 2008

Com saudades, lembro minha primeira eleição...


Cidade do RIO GRANDE, altos do Mercado Público, Rua Gen. Osório. Foi um despertar diferente para mim, ver meu Pai esperando-me para cumprir meu dever “Cívico”, isto é exercer minha cidadania. Eu havia completado dezoito anos em setembro (1952) e a eleição era sempre no dia 03 de outubro.

Sem que meu pai notasse, eu observava a alegria interior estampada em seus olhos. No encontro com os amigos, dizia com ênfase: - Mais um voto para o “partido”. Confesso que não gostava, desde aquela época da forma de dizer que era partido. Pois acredito que se fosse bom, seria inteiro. E não em pedaços. As eleições eram ainda muito empíricas; cédulas em papel com quadrículos para marcar com caneta ou lápis “crayon” para evitar fraudes.

O próprio eleitor dobrava o lado esquerdo da “cédula” eleitoral onde tinha uma tarja preta que ocultava sua opção. Finalmente dobrava de baixo para cima duas vezes formando a cédula em um tipo de envelope e colocava em uma mala de lona verde com tampa em couro com cadeado..

A ansiedade pelos resultados era enorme, entre contar e recontar durava mais de uma semana, e sempre pairava no ar as dúvidas de fraude eleitoral.

De todas estas lembranças, tem uma que jamais esqueci. Na sabedoria do meu saudoso velho ele repetiu mais de uma vês: - Nunca, mas nunca mesmo VOTES EM BRANCO.
È lamentável desperdiçar o nosso voto. E até hoje louvo e admiro a sabedoria de um homem simples que possuía o saber antecipado do que é melhor para o Rio Grande crescer, e seu povo ter dignidade e orgulho de ser Papareia.

BOA LUTA MEUS IRMÃOS RIOGRANDINOS.

Eldorado do Sul, 05 de outubro de 2008 - post é do Vô Loy

6 comentários:

Anônimo disse...

TIA PATA, isso é traição mesmo. Não foi com esta intenção que mandei. Tu sempre dizes que não votas em Branco. e apenas quis valorizar tua opção. Às 09 horas sai de casa, votei, dei ração para a Xana e às 09 horas e 20 minutos estava de volta. Por isso é vantagem morar em um Bairro (rururbano). Se sair ainda hoje o resultado da eleição, com certeza, vai haver carreata. E a "FESTA", fica melhor ainda. Bom que o DIRCEU LOPES seja o vencedor em Big River, para, embora distantes, confraternizar. Abraços.
E Jamais votem em BRANCO. Jaylor

Anônimo disse...

Eu não voto ainda!!!Mas jamais kero votar em branco...Qê penah o Dirceu Lopes não ganho!!Mas sei qê ele é brasileiro e não desiste nunca daki a 4 anos ele vaii tentar e ganhar eu creio!!!
Bjus Caroline José Augusto

Anônimo disse...

Caroline Ávila GONÇALVES. BOM DIA!
Não foi desta vês, como esperávamos. Na próxima eleição, o Dirceu Lopes, terá teu voto, somado a um enorme contingente de jovens eleitores que sem dúvida, querem nosso Município ocupando o lugar merecido, entre as demais comunidades GAÚCHAS. Estuda, aproveita tua mocidade preparando o teu futuro para viveres e trabalhar em uma cidade próspera.
As elites adormecidas passam, porém o Progresso, é Lei Divina.
Tenhas uma ótima semana. Gladilor

Anônimo disse...

é isso ai, Gonçalves!
A luta continua - não foi desta vez, mas colocamos 4 vereadores: eles terão uma oposição nunca vista, pois Alexandre, Spotorno, Julio Martins e Claudio Costa estão aí p/ trabalhar por Rio Grande e mostrar os 'calos' da administração Branco
bjs a todos

Moxagon disse...

Pois é, Gonçalves...
Nem sempre o PT ganhando é uma boa opção: fiquei triste por não ter ganho em Rio Grande, mas fiquei muito mais triste por ter ganho em Erechim...
São as diferenças de locais: aqui vai entrar uma catrefada na prefeitura que vcs não imaginam. Cacos dos cacos.
Mas o povo tem o que merece...
Mônica

Anônimo disse...

E NÃO É QUE DEU UM BRANCO DE NOVO! Só que agora foi entre o Niver da NEILA e o da GISELE. Exatamente um mês sem festas na família. Ainda bem que dia 30/10, teremos o ROGÉRIO. Compensações, ainda bem.
E eu que já tinha colocado pimenta do reino nas cobertas mais pesadas para guardar, tive que mudar de idéia. Pois não é o frio voltou! Dizem os entendidos que o frio da madrugada vai renguear cusco. Do jeito que vai, daqui a pouco, vou acender a lareira. Porque não? VôLOY.